Inclusão Digital

O que é Inclusão Digital?

    A inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia,oferecendo aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema em que vivemos. Tem a finalidade de distribuir os equipamentos nas escolas dos países em desenvolvimento, para pessoas de todas as faixas etárias de baixa renda. A tecnologia revoluciona a educação, estimulando a construção do conhecimento pelo próprio aluno. A expressão Inclusão digital nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas. Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.
 
Para acontecer, a Inclusão Digital precisa de três instrumentos básicos que são:
  • Computador;
  • Acesso à rede;
  • Domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet, ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. 
     Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de  pessoas de baixa renda, às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem acessibilidade para usuários com deficiência. A inclusão digital insere-se no movimento maior de um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
      Embora os índices de informatização nas escolas tenham aumentado consideravelmente nos últimos anos a inclusão digital nas escolas da rede pública ainda não é uma realidade. É fundamental a instalação de laboratórios de informática com acesso à Internet nas escolas públicas, com uma estratégia de uso público fora dos horários das aulas, mas sem perder de vista uma perspectiva futura.Não basta apenas instalar computadores em escolas públicas. É preciso capacitar o professor para que ele transforme a sua aula utilizando o computador. Seria preciso manter o laboratório de informática permanentemente aberto, com um profissional que ficasse responsável pela alfabetização digital. "Primeiro, é preciso quebrar a barreira do acesso".

 


 


                                                                                                               

https://www.voki.com/pickup.php?scid=4964001&height=267&width=200